Profissionais da Flex Florianópolis são fonte de inspiração para livro de fotos “A Poética da Diversidade”

Grande apoiadora da cultura local, a Flex e a grande diversidade de seu corpo de profissionais serviram como inspiração para o mais novo livro do fotógrafo catarinense Danísio Silva


A Flex se uniu novamente ao fotógrafo catarinense Danísio Silva como apoiadora de seu mais novo projeto cultural, o livro “A Poética da Diversidade”, que foi inspirado nos profissionais da empresa. Depois de lançar uma trilogia de livros mostrando Florianópolis de dentro, do mar e de cima, o fotógrafo decidiu ir à fundo e retratar quem habita a capital catarinense e a imensa diversidade que faz a cidade tão culturalmente rica. Um verdadeiro documento visual das diferentes histórias e realidades da ilha, o livro foi lançado no dia 8 de outubro no Centro Integrado de Cultura de Florianópolis.

A ideia para o livro surgiu quando Danísio Silva visitou a Flex e observou pessoas de idades e tribos diversas convivendo de maneira harmônica.

“A conversão de pessoas diferentes trabalhando na Flex me inspirou profundamente a criar esse livro e mostrar quem são essas de fato essas pessoas. Acredito que poucas empresas tenham uma diversidade tão grande quanto a Flex e uma das razões é o segmento de atuação em Contact Center, já que ao telefone a aparência, cor, gênero e idade não fazem diferença e o é importante é realizar um bom trabalho”

Explicou o fotógrafo, que acredita que hoje em dia o sentimento está em segundo plano e a primeira impressão visual é sempre a mais importante, gerando muito preconceito.

Foto Livro Danísio Silva
Adelina do Nascimento, 99 anos | Foto: Divulgação/Danísio Silva/ND

Além de fotografar quatro funcionários da Flex que são personagens do livro, o processo de produção da obra envolveu ir às ruas atrás de pessoas de diferentes idades, cor, gênero, orientação sexual e até mesmo diferentes tribos, como tatuados e frequentadores assíduos de academia, para saber suas histórias. Esse material deu origem às 70 fotos que ilustram o trabalho e também o texto produzido pelo parceiro de longa data de Danísio, o jornalista Paulo Clóvis Schmitz. O livro ainda conta com reflexões sobre a diversidade no universo, na biologia, na filosofia e na geografia.

“A diversidade está no DNA da Flex, então servir de inspiração para um trabalho tão profundo e real, além de apoiar um projeto cultural que desvenda a população de Florianópolis de maneira única, é extremamente importante e gratificante para a empresa”

Declarou o presidente da Flex RR, Topázio Silveira Neto, que também foi entrevistado para o livro. A empresa já apoiou outros projetos do fotógrafo, como o livro “Florianópolis Vista do Mar”.

O livro tem tiragem de mil exemplares e será distribuído gratuitamente a quem for ao lançamento e a escolas, bibliotecas e instituições culturais de Florianópolis. A obra é um produto cultural patrocinado pelo município por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem apoio da Flex RR.

Assessoria de Imprensa

Cris Moraes                                              Erika Cerutti
cris@crismoraes.com.br                       erika@crismoraes.com.br                      crismoraes.com.br
(11) 98585-6370                                     (11)98663-6654

Foto Livro Danísio Silva
Emanuel de Matos, estudante universitário | Foto: Divulgação/Danísio Silva/ND

“Empresas com a visão da Flex são raras no mercado de trabalho. A entrada dos prédios que ocupa, no centro de Florianópolis, é um burburinho, um entra-e-sai constante, porque são vários turnos e os funcionários se revezam na chegada e nas salas de onde ligam para clientes do país inteiro. Ali não há restrições ao modo de vida, à opção sexual e à forma de vestir de cada colaborador. Como muitas corporações de grande porte, o critério considerado é o mérito – um valor muito levado em conta, atualmente, pelos jovens que chegam ao mercado forma” (SILVA, D.; SCHMITZ, P.; p. 89)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.