Mulheres dominam o mercado de contact center

As mulheres já são as líderes na família e também ocupam cada vez mais o comando nas organizações e os postos de trabalho. Segundo estudo “A importância socioeconômica de serviços especializados no Brasil: análise do setor de Contact Center”, realizado pela LCA Consultores, mais de 70% dos trabalhadores de serviços de contact center são do sexo feminino. Esse é o caso da Flex Contact Center, empresa catarinense especializada em gestão de relacionamento, que tem 70,41% de seu quadro de funcionários composto pelo público feminino. E não é apenas na linha de frente de atendimento que a empresa incentiva a contratação de mulheres e também as valoriza. As mulheres já são 56,6% das posições de liderança da Flex, incluindo supervisão, coordenação, gerência, superintendência e diretoria.

Angela Casali, que começou na Flex como gerente em 2009, passou a superintendente em 2011 e diretora de RH da empresa em 2012, é uma das três mulheres diretoras em um board de oito profissionais. Para ela, o grande desafio ao assumir um cargo de liderança sendo mulher é não dar espaço para que isso se torne um problema. “O profissional tem que vir antes do sexo. Isso é uma questão de atitude. Se você não der espaço para que as pessoas acreditem que ser mulher é um problema, então não será. Você não pode deixar que as pessoas passem por cima de suas decisões e atitudes”, declarou. Marly Lopes, diretora comercial, diz que para a mulher é um grande desafio assumir responsabilidades e equipe de grande porte e atender as necessidades pessoais, como filhos, casa e marido. “Sem ajuda da família não seria possível assumir novos desafios”, conta Marly, que migrou da área operacional para comercial, na busca de desenvolvimento de novas habilidades.

Espaço e oportunidades

Segundo o presidente da Flex, Topázio Silveira Neto, a mulher sempre tem um grande valor nas empresas e no setor de serviços é a locomotiva fundamental. “A mulher é uma profissional que tem a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Ela está habituada a cuidar dos filhos, da casa, do companheiro e do trabalho e consegue transferir suas habilidades para ambientes profissionais. Em um contact center, que lida diretamente com o atendimento de clientes, a mulher é sempre inteligente no sentido de conectar as informações rapidamente”, explicou o presidente da Flex Contact Center, Topázio Silveira Neto.

Para Vanessa Maria Sampaio, 29 anos, a empresa foi uma grande oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “Eu, meu marido e meu filho viemos para Florianópolis de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, então a empresa Flex é uma família para mim, porque me acolheu, deu a oportunidade de me envolver em áreas que eu nunca tinha pensado como opção de carreira e me passa uma segurança e uma tranquilidade que não têm preço”.

Funcionária da Flex há quatro anos, Vanessa passou de teleatendente para monitora em três meses, conseguindo pouco tempo depois um cargo de supervisão. Há um mês ela deu mais um passo em sua carreira, agora como coordenadora, e termina sua segunda faculdade graças ao incentivo da empresa e do projeto de EAD. “Levei três anos para conseguir ser promovida na minha cidade, nunca imaginei que, em questão de meses, eu teria um cargo melhor aqui e continuaria crescendo. Se você se esforça e investe no trabalho, a empresa também investe em você e o crescimento não é uma promessa, é um fato”, finaliza Vanessa.

Além de oferecer como grande atrativo uma carga horária de seis horas, ideal para ser conciliada com a rotina familiar, a Flex também dá oportunidades para mulheres que estão fora do mercado de trabalho por conta dos filhos, a ajudar na renda da casa e ainda crescer e se firmar na carreira em pouco tempo. Outro programa voltado para as mulheres dentro da empresa é o Bebê Vindo, que prepara psicologicamente as gestantes para a gravidez e a maternidade, inclusive incentivando-as a não abandonar o emprego depois do nascimento dos filhos com o incentivo de oferecer auxílio-creche.

Sobre a Flex Contact

A Flex atua na gestão de relacionamento, prestando serviços especializados para grandes clientes nacionais, em operações de atendimento, retenção, vendas e cobrança. A empresa de contact center começou suas atividades em 2009 e possui quatro sites em Florianópolis (SC), duas unidades em Lages (SC), um site em Xanxerê (SC) e dois sites e um escritório em São Paulo (SP) e vai inaugurar em 2015 uma nova unidade na Zona Leste da capital paulista.

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