Esta cientista brasileira criou um videoclipe para explicar sua pesquisa

Desde a escola que a química não costuma ser o assunto mais divertido e envolvente – não é por acaso que a matéria deu título a uma música do Legião Urbana sobre a sensação de aprisionamento que a escola e os estudos podem provocar. E o que tal o estudo do “Desenvolvimento de Biossensores para as Ciências Forenses”? Também não parece um tema capaz de ascender uma festa, certo? Errado.

Esse é o tema da pesquisa da cientista brasileira Natalia Oliveira, que criou um incrível videoclipe para explicar seu trabalho – e o resultado é sensacional.

Natalia, de 28 anos, é doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o clipe foi desenvolvido (com produção impecável, coreografia e figurinos dignos dos vídeos profissionais) para o concurso “Dance Your Ph.D”(Algo como “Dance seu doutorado”).

O concurso, criado pela renomada revista Science, elege os melhores cientistas capazes de explicar suas pesquisas através de um videoclipe. Natalia é a única brasileira selecionada entre 53 cientistas nas áreas de Biologia, Física, Química – na qual a brasileira concorre – e Ciências Sociais.

 

Formada em Biologia, Natalia pesquisa um biossensor capaz de identificar, na cena de um crime, os fluidos corporais humanos, oferecendo informações mais precisas aos técnicos.

A tecnologia pesquisada por Natalia é semelhante a um aparelho de medição de glicose, e consegue realizar a detecção desses fluidos mesmo que as amostras sejam lavadas com produtos de limpeza. Seu doutorado foi concluído sobre o tema este ano.

 

O vídeo foi dirigido pelo cineasta William Oliveira, e o vencedor da competição será escolhido por cientistas e especialistas em dança, avaliando os critérios artísticos e científicos. O público também pode votar e eleger seu preferido no voto popular.

Confira o vídeo no YouTube

 

 

Fonte: blog Hypeness

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.