Educação que faz a diferença: Ex-cortador de cana que se formou em medicina emociona turma durante colação de grau

Uma história de superação, garra e otimismo foi escrita por Joaquim Nabuco. Ele colou grau em medicina ao lado da sua família e foi homenageado pela sua turma, pela sua trajetória até esse grande momento. Jonas ajudou a mãe a cortar cana quando ainda era adolescente e a partir de agora pode se dizer médico.

No evento estavam os pais e os seis irmãos de Jonas, além de cunhados, primos e tios. Eles, o formando e todos seus colegas se emocionaram ainda mais que o normal quando a oradora da turma homenageou o ex-cortador de cana pelas dificuldades que ele enfrentou.

 

Ele ainda estava na escola quando sua mãe precisou pedir sua companhia para dar conta do trabalho no canavial. O garoto trabalhou por lá dos 12 aos 15 anos, quando já sonhava em ser médico, mas achava que seria mais fácil dar aulas de ciências. Depois do trabalho – ilegal – no campo, deu aulas de reforço e fez bicos em casas de jogos e carregando frete na feira.

 

Foi graças às cotas para estudantes de escolas públicas que Jonas, após três anos de estudos, conseguiu a aprovação na Universidade de Pernambuco. Entre a aprovação e a formatura, foi monitor de aulas de inglês, ganhou bolsa de iniciação científica e extensão universitária, sempre morando na Casa do Estudante, local dedicado a abrigar gente do interior pernambucano que não poderia pagar por moradia.

Em 2014, começou a estagiar em uma unidade de saúde de Joaquim Nabuco. Com o dinheiro que recebia, ajudava os pais. Agora, o objetivo é passar na residência, nas áreas de clínica médica ou cardiologia. Jonas contou que chorou demais na colação, e que agora quer ser um bom médico para retribuir a todos que apostaram nele.

interna_jonas

Flex Incentiva a Educação

 

Com objetivo de facilitar a entrada de nossos profissionais, no ensino superior, a Flex disponibiliza em parceria com a Universidade Anhambi Morumbi, descontos de até 70% nas mensalidades de cursos de graduação e pós graduação.

Esse é mais um investimento da Flex para desenvolver o crescimento pessoal. Assim, como no caso de Jonas, a educação pode mudar a vida de diversas pessoas, basta acreditar e ter persistência na busca pelos seus sonhos.

 

 

Com informações do Jornal do Commercio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.