Dia Mundial da Atividade Física. Uma dúzia de motivos para se mexer mais

Celebra-se esta quinta-feira (06), o Dia Mundial da Atividade Física, uma data que visa promover a prática de exercício junto da população. Seja para combater o sedentarismo ou para ganhar mais energia, não faltam motivos para se mexer mais.
A prática regular de atividade física, seja ela vigorosa ou moderada, é um dos pilares do estilo de vida saudável, contribuindo não só para uma melhor qualidade de vida, como também para uma melhor saúde e para uma maior longevidade.
Os benefícios de um estilo de vida ativo são mais do que muitos e tanto o treino cardiovascular como o treino de força trazem consequências positivas para o corpo e para a mente. Trinta minutos por dia é o suficiente e treinar acompanhado é sempre uma excelente opção. Além disso não faltam motivos para o fazer da música uma aliada.
A pensar em todas as pessoas que ainda não se deixaram render à importância da atividade física, o Lifestyle ao Minuto reuniu os principais motivos para se mexer mais:
1 – A atividade física melhora os níveis de felicidade. A libertação de endorfinas durante o exercício físico tem implicações diretas e positivas nos neurotransmissores que estimulam a sensação de prazer e felicidade;
2 – A atividade física é uma terapia anti-stress. Não é preciso praticar boxe ou correr quilómetros a fio para ver o stress desaparecer à boleia da atividade física. Qualquer exercício, mesmo os mais suaves como o yoga, são benéficos para reduzir os níveis de stress e ansiedade.
3 – A atividade física ajuda a perder uns quilos extra e até a manter o peso saudável. É sabido que a prática de exercício físico é dos aspetos que mais facilita a perda de peso, mas, quando feita de forma adequada e tendo em conta as necessidades de cada um, pode ser também uma forma de manter o peso equilibrado e evitar a acumulação de gordura nas zonas mais críticas.
4 – A prática de exercício físico melhora a gestão da rotina. Olhar com atenção para a agenda diária e encontrar um espaço onde se possa encaixar a atividade física é uma das melhores formas de conseguir gerir melhor a rotina diária.
5 – Adotar o hábito de treinar com regularidade ajuda a perder os maus hábitos. É certo que as pessoas que treinam mais vezes são aquelas que mais facilmente perdem os maus hábitos e que também conseguem adquirir novos e mais saudáveis.
6 – A atividade física pode ajudar a prevenir e tratar problemas de fertilidade. Tanto as mulheres como os homens beneficiam de um estilo de vida saudável e ativo, podendo mesmo o exercício combater a disfunção erétil.
7 – A prática de exercício físico também ‘tonifica’ o cérebro. As pessoas que treinam com regularidade, especialmente exercícios que estimulam a força, tendem a ter uma saúde mental melhor e apresentam menos sinais de declínio cognitivo na velhice. Os benefícios vão além do físico, veja como.
8 – A atividade física é das melhores formas de manter o coração saudável. Vários estudos têm apontado o exercício físico como um dos escudos protetores mais eficazes contra os problemas cardiovasculares.
9 – A atividade física retarda o envelhecimento. Seja por dentro ou por fora, os sinais do avançar da idade tendem a ser menos notórios e penosos quando se pratica exercício físico.
10 – A prática de exercício físico melhora a recuperação de pacientes oncológicos. Além de ser uma das formas de prevenir a doença, o exercício físico tem-se mostrado muito eficaz na hora de atenuar as consequências dos tratamentos oncológicos.
11 – A atividade física melhora a produtividade. Quem treina diariamente apresenta níveis de concentração e produtividade quando comparado com as pessoas que se rendem ao sedentarismo.
12 – A prática de exercício físico previne a morte precoce. Além de ajudar a prevenir um sem número de doenças e de atenuar as consequências de outras, como a asma, o exercício físico melhora o sistema imunitário e ajuda a prevenir a morte precoce, não fosse a falta de atividade matar mais do que a obesidade.
Os benefícios de um estilo de vida ativo são mais do que muitos e tanto o treino cardiovascular como o treino de força trazem consequências positivas para o corpo e para a mente. Trinta minutos por dia é o suficiente e treinar acompanhado é sempre uma excelente opção. Além disso não faltam motivos para o fazer da música uma aliada.
na hora de atenuar as consequências dos tratamentos oncológicos.
11 – A atividade física melhora a produtividade. Quem treina diariamente apresenta níveis de concentração e produtividade quando comparado com as pessoas que se rendem ao sedentarismo.
12 – A prática de exercício físico previne a morte precoce. Além de ajudar a prevenir um sem número de doenças e de atenuar as consequências de outras, como a asma, o exercício físico melhora o sistema imunitário e ajuda a prevenir a morte precoce, não fosse a falta de atividade matar mais do que a obesidade.

 

 

Foto: Divulgação

Fonte: Notícias ao Minuto

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