Campanha #forçaXanxerê da Flex Contact Center recebe o mais importante prêmio de responsabilidade social de SC

A Flex Contact Center recebeu no último dia 02 de agosto, o mais importante reconhecimento em ações de responsabilidade social de Santa Catarina – o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2016. Promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas de Santa Catarina, a iniciativa premiou empresas e instituições por esforços bem-sucedidos em atuações comunitárias, ambientais ou culturais. A Flex foi escolhida por seu trabalho em favor da população de Xanxerê, no Oeste Catarinense, quando atingida por um dos mais intensos tornados da história do país, em 20 de abril do ano passado.

Em apenas três minutos o tornado – com ventos de até 260 km/horários – arrasou seis bairros populosos, correspondendo a 30% dos moradores, deixando quase 10 mil desalojados e 2.600 casas destruídas. A cidade ficou sem telefonia e energia elétrica por 48 horas. A rotina foi duramente afetada e o medo perdurou por semanas. Mas tão intenso quanto o tornado foi a solidariedade recebida pela comunidade.

Milhares de pessoas se mobilizaram e a participação da Flex Contact Center, empresa de gestão de relacionamentos, foi diferenciada. À época do tornado, estava instalada em Xanxerê havia pouco mais de seis meses. Na Flex foram montados grupos de apoio para fornecer água, leite, lonas e telhas de fibrocimento para as famílias dos funcionários e àqueles que eram seus conhecidos. A partir do primeiro dia de trabalho após o tornado uma operação para motivar as equipes da empresa incluiu um grande café da manhã; banheiros e vestiários para oferecer banhos quentes; kits de higiene pessoal (sabonete, xampu, absorventes, lâminas de barbear, escova e pasta dental) e uma palestra para mostrar tanto a dimensão do tornado quanto o comprometimento daquele coletivo para superar a dor e as perdas.

Mas a Flex foi além do que simplesmente doar, atitude que já teve imensa importância no contexto da tragédia: foi criada a campanha #forçaXanxerê que mobilizou seus colaboradores a se envolverem com a recuperação da cidade.

De acordo com o entendimento da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Xanxerê, os itens mais importantes para ajudar os desabrigados eram fogões e botijões a gás, pois 60 famílias optaram por casas moduladas, construídas em tempo recorde. A campanha arrecadou mantimentos e materiais; fogões – foram comprados 60 fogões e botijões no comércio local – posteriormente entregues aos moradores pela Prefeitura. Contudo, o saldo mais importante foi o envolvimento com a comunidade, o clima organizacional (a empresa flexibilizou a jornada de funcionários atingidos direta ou indiretamente atingidos, abonou faltas ou aceitou compensações e, mesmo assim, conseguiu ‘entregar’ os resultados acordados com os clientes).

Retratos fiéis deste residual positivo são os dois quadros que os próprios colaboradores elaboraram, com suas criativas assinaturas e marcas pessoais, orgulhosos da participação no complexo processo de reerguimento da cidade. Os quadros, instalados na recepção e em um dos corredores da Flex, simbolizam as palavras de ordem que se sobrepuseram à dor e às perdas: #forçaxanxerê!

 

FW__3726

 

Foto: Fernando Wilardino

Assessoria Palavracom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.