Ascenção profissional em foco

Antes de concluir o período de experiência – 90 dias –, todos os teleatendentes participam do programa Reencontro, realizado pela área de Desenvolvimento da Flex. A ideia é reforçar para os recém-contratados as oportunidades de crescimento profissional e pessoal oferecidas pela empresa, através de apontamentos sobre postura profissional, marketing pessoal, conduta, programas de desenvolvimento e possibilidades de carreira.

A cada Reencontro são convidados 30 teleatendentes, de diferentes operações, que são estimulados a compartilharem suas experiências por meio de dinâmicas e perguntas pontuais sobre rotina e ambiente de trabalho. Segundo a psicóloga Ana Carolina, o propósito é fidelizar o profissional, despertando o interesse na participação de processos seletivos internos.

“A intenção é mostrar que a função dele não se resume ao teleatendimento, mas que ele tem possibilidades sólidas de crescer dentro da Flex. Até o momento do Reencontro, muitos profissionais ainda não têm uma ampla visão da empresa, mas logo que encerramos o programa costumamos receber depoimentos de profissionais que estavam procurando outras vagas de emprego, porém resolveram continuar na Flex para aproveitar oportunidades de crescimento”, conta Ana Carolina.

O Reencontro é realizado desde 2011. Só em 2015, mais de 800 teleatendentes passaram pelo programa. Até abril deste ano, já ocorreram 10 Reencontros, com a presença de 232 teleatendentes.

Carreira Flex

Durante o programa, uma liderança da área operacional é convidada para falar sobre sua trajetória dentro da Flex. Vanessa Sampaio, coordenadora de operações, participou recentemente do programa e pôde transmitir sua experiência aos teleatendentes.

“Foi surpreendente participar do Reencontro. Havia pessoas da minha operação e de outras e todas me ouviram com atenção, tiraram dúvidas e ficaram surpresas em saber que comecei minha carreira como teleatendente”, destaca. Vanessa começou na Flex no final de 2010, sem nenhuma experiência na área de teleatendimento. Ela contou com o suporte e incentivo dos superiores para superar as dificuldades e seguir carreira.

“No começo eu pensei em desistir, minhas primeiras semanas foram muito ruins. Mas por insistência da minha supervisora, fiquei e participei de um processo seletivo para Agente Líder – equivalente ao cargo de auxiliar de supervisor. Passei e assim continuei fazendo os processos seletivos. Depois de cinco tentativas, estou há dois anos como coordenadora”, comenta.

De 2010 para cá, Vanessa tem aproveitado todas as oportunidades de crescimento oferecidas pela empresa. “Se não fosse o apoio, o acreditar da empresa no meu potencial e no que eu tinha a oferecer, com certeza eu não estaria mais aqui e muito menos teria tido toda essa carreira e oportunidades. Fiz uma faculdade de Marketing graças a Flex, tenho uma em andamento de Processos Gerenciais por causa da empresa. Se não fosse pelos programas que a empresa oferece eu não teria como fazer,” ressalta.

Oportunidades reais

Com três meses na empresa, o teleatendente Jaison Kollmann acabou de participar do Reencontro. De acordo com ele, que já trabalhou em empresas de outros segmentos, as oportunidades de crescimento são reais e dependem, apenas, do esforço do profissional.

“Venho de outras empresas que diziam haver oportunidades de crescimento, mas na verdade era mais uma “panelinha”. Aqui eu já vi que, realmente, através da participação em cursos de capacitação é possível crescer, de maneira rápida, dentro da empresa”, declara Jaison.

Ele acrescenta que o apoio recebido pelos supervisores e coordenadores dentro da operação é um diferencial da empresa.

“Antes de iniciar na Flex eu só havia ouvido falar em telemarketing, mas não sabia como funcionava. Aqui senti o apoio de todos, desde o primeiro dia, dando suporte e tirando dúvidas. É um ótimo ambiente para trabalhar e um incentivo a mais para buscar o crescimento.” O teleatendente planeja participar do processo seletivo para o cargo de supervisor.

 

20160405_153411

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.