3 Dicas para Cuidar da sua Imagem Profissional nas Redes Sociais

Se engana quem pensa que as redes sociais são plataformas com objetivo só de descontração. Essas ferramentas podem e são utilizadas no meio profissional. Porém, muitas pessoas esquecem disso. John Suler, professor da Universidade de Rider, em Nova Jersey, apelidou esse fenômeno de “efeito da desinibição online”, que é o efeito dos usuários que se soltam nas redes sociais, muitas vezes divulgando uma imagem que não condiz com a realidade e prejudicando a si mesmo. Confira algumas dicas importantes para cuidar da sua imagem profissional e pessoal nas redes sociais.


1 PENSE ANTES DE POSTAR!

gerir-redes-sociaisEsse é o tópico básico para todas as dicas. Pense que nada é privado,  anonimato é lenda hoje em dia, por mais que seu perfil seja privado alguém pode compartilhar o que você postar.
Além disso, pense no futuro! Você acha que seu futuro chefe gostaria de ver aquilo? Você acha que você vai se orgulhar desse post futuramente?
Se você esta de cabeça quente, não poste! Você pode mudar de opinião depois, mas será tarde, pois sua rede já terá lido o que você falou.
Cuidado com criticas e discussões! “Uma atitude inflexível em uma discussão online passa a imagem de um profissional que não sabe trabalhar em equipe”, diz Luís Testa, da Catho, site de recrutamento, de São Paulo.
E uma crítica referente a empregos anteriores ou colegas de trabalho também são mal vistos por empresas que querem contratar, pois se pode falar mal de uma pode falar mal de outras, nenhuma organização quer sua imagem difamada por terceiros na internet.

2 VERIFIQUE O CONTEÚDO!

rede social placaNão tem nada de errado postar foto de momentos divertidos, uma festa, praia, viagens, momentos com amigos e família. Isso faz bem, afinal as redes sociais vem com esse propósito…compartilhar, dividir experiências, fazer amigos e ter acesso a conteúdo.
Mas cuidado, não se exponha de maneira inadequada. Tenha consciência de que o que você faz nas redes sociais é o que você faria na frente de todos, o que você fala na rede social é o que você falaria na frente de todos que tenham acesso aquela informação.
Cuidado com discussões online, fotos de bebedeira, compartilhando de conteúdo inútil e/ou ofensivo. 

3 COMPARTILHE!

conteudoHoje o compartilhamento de informação nos possibilita ter acesso a conteúdos diversos e incríveis. Poste nas redes sociais conteúdo da sua área, conteúdo inteligente, notícias que te chamem atenção…  Compartilhe cursos, sua faculdade, sua empresa, projetos e conquistas… 
A internet também é lugar para mostrar seu lado profissional. As empresas e os gestores olham cada vez mais para as redes sociais, buscando profissionais e criando relacionamentos. Por isso, aproveite a oportunidade e as dicas para cuidar da sua imagem. 


E comentem sobre quais conteúdos vocês gostariam de ver por aqui e o que acharam das dicas….

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.